quinta-feira, julho 03, 2008

Membro da International Association of Hostage Negotiators


Image Hosted by ImageShack
Logotipo da IAHN

Foi recentemente oferecida a qualidade de membro vitalicio da International Association of Hostage Negotiators (IAHN), uma associação com base nos Estados Unidos que reune experiências e conhecimentos relativos à negociação de reféns e a incidentes com barricados.

O responsável pela IAHN, Dominick J. Misino foi um dos principais negociadores da polícia de Nova Iorque, tendo participado em mais de duas centenas de incidentes e é autor do livro "Negotiate and win", que já apresentamos, essencial para compreender os meandros de uma negociação nas difíceis circunstâncias que resultam da presença de reféns.

A primeira intervenção e gestão de situações de crise implica um conjunto de conhecimentos que devem estar ao alcance de quem efectua missões de socorro, que se pode defrontar com cenários complexos que podem evoluir rapidamente para o descontrolo caso não haja uma intervenção rápida.


Image Hosted by ImageShack
Logotipo da área resevada da IAHN

Apesar de existirem equipas especializadas, sobretudo no seio de forças policiais, existe um conjunto básico de técnicas e de procedimentos que devem ser do conhecimento geral e postos em prática enquanto não chega um especialista nesta área, podendo assim evitar suicídios, agressões ou outros actos que ponham em causa a segurança ds presentes.

Já publicamos uma série de textos onde é abordada problemática do suicídio, a sua incidência em profissões específicas, bem como algumas das técnicas ou abordagens para controlar incidentes onde esta possibilidade exista, de modo a ganhar tempo para que uma equipa especializada chegue e assuma o controle da situação, sendo importante o acesso aos recursos do IAHN, que incluem bibliografia e especialistas nesta área.

Consideramos essencial a existência de formação específica nestas áreas de conhecimento que surge, muitas vezes como reservadas a um conjunto restrito de especialistas que poderão não estar nas proximidades quando os primeiros elementos de socorro chegam a um cenário de crise e necessitam e manter a situação estável até à chegada de uma equipa especializada.

Sem comentários: