Este sistema, designado por I-Garment, conta com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) e permitirá um seguimento e monitorização dos sinais vitais de elementos durante operações de risco.
Os equipamentos já foram testados em simulações e implementam um conjunto de tecnologias que se destinam a aumentar a segurança dos portadores, fornecendo dados em tempo real com informações tão diversas como sinais vitais, passando pela localização até a alertas caso alguns parâmetros estejam fora dos valores previstos.
Esquema do sistema de transmissões
Para além do sensores que monitoram o portador, o vestuário também possui um sistema de telemetria, informações posicionais via GPS, comunicações e alertas, que poderão ser desencadeados pelo utilizador através de um botão de emergência.
A informação recolhida por este conjunto de sensores é enviada depois, através de uma ligação sem fios tipo WiFi para um posto de comando que a fará chegar a um sistema central que estará alojado, por exemplo, na Protecção Civil, de acordo com a arquitectura exemplificada no esquema.
Sem comentários:
Enviar um comentário