quinta-feira, julho 03, 2008

Vestuário inteligente para bombeiros - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Vista posterior do vestuário

O pólo de Aveiro do Instituto de Tele-comunicações (IT), em parceria com a YDreams e com a Miguel Rios Design desenvolveu um vestuário inteligente para bombeiros, destinado a minimizar os riscos durante o combate aos fogos.

Este sistema, designado por I-Garment, conta com financiamento da Agência Espacial Europeia (ESA) e permitirá um seguimento e monitorização dos sinais vitais de elementos durante operações de risco.

Os equipamentos já foram testados em simulações e implementam um conjunto de tecnologias que se destinam a aumentar a segurança dos portadores, fornecendo dados em tempo real com informações tão diversas como sinais vitais, passando pela localização até a alertas caso alguns parâmetros estejam fora dos valores previstos.


Image Hosted by Imageshack
Esquema do sistema de transmissões

Um conjunto de sensores permite seguir cada elemento em tempo real, verificando permanentemente o seu estado de saúde e alertando caso algum dos sinais vitais saia dos intervalos pré-estabelecidos, permitindo um socorro mais rápido em caso de necessidade.

Para além do sensores que monitoram o portador, o vestuário também possui um sistema de telemetria, informações posicionais via GPS, comunicações e alertas, que poderão ser desencadeados pelo utilizador através de um botão de emergência.

A informação recolhida por este conjunto de sensores é enviada depois, através de uma ligação sem fios tipo WiFi para um posto de comando que a fará chegar a um sistema central que estará alojado, por exemplo, na Protecção Civil, de acordo com a arquitectura exemplificada no esquema.

Sem comentários: