quinta-feira, julho 10, 2008

Um exemplo: Lawrence Oates


Image Hosted by Imageshack
Capitão Lawrence Oates

A expedição de Scott ao Polo Sul saldou-se por um duplo desaire, não só por ter sido batida pela equipa norueguesa de Amundsen, mas, sobretudo por todos os participantes terem perdido a vida.

No entanto, alguns episódios da aventura de Scott e dos seus companheiros de infortunio são hoje recordados como exemplos de coragem e lembrados mais vezes do que aqueles que chegaram em primeiro lugar ao polo.

De entre os vários episódios, há um que merece uma especial menção, pela coragem e pelo espírito de sacrifício que o seu protagonista revela e que bem pode servir de exemplo para todos.

Durante a penosa viagem de regresso, com os alimentos a escassear e os ferimentos provocados pelo frio e o cansaço de muitos dias de marcha em condições extremamente penosas, o capitão Lawrence Oates foi um dos mais afectados, atingido pela gangrena, atrasando-se cada vez mais e obrigando a um esforço suplementar os seus companheiros de aventura.

Oates rapidamente se apercebeu de que, para além de atrasar a marcha do grupo e de necessitar de auxílio permanente, também estava a consumir alimentos preciosos, que poderiam ser decisivos para que os seus companheiros pudessem alcançar o posto de abastecimento seguinte, onde poderiam descansar e reabastecer-se, única hipótese de sobrevivência no inóspito deserto de neve e gelo da região polar onde qualquer auxílio era impossível.

Uma noite, sem dizer nada mas perante todo o grupo que nada fez para o deter, Oates abriu a porta do abrigo onde o grupo descansava e saiu sózinho, sem equipamentos que permitissem qualquer esperança de sobrevivência, nunca mais sendo visto.

Ao sair do abrigo durante a noite no meio de uma tempetade de neve, o capitão Oates, foi conscientemente ao encontro da morte, acreditando que o seu sacrifício poderia dar aos seus companheiros uma última hipótese de sobrevivência, libertando-os de um peso que podia condenar todo o grupo.

Infelizmente, o seu sacrifício foi em vão e todos os participantes na etapa final da expedição de Scott perderam a vida, mas o exemplo de coragem e de espírito de sacrifício de Oates será sempre recordado.

Este episódio merece reflexão e cada um extrairá as suas próprias conclusões, mas não queremos deixar de meditar acerca de dois factos fundamentais, o do sacrifício de Oates, sobre o qual nos devemos interrogar se seriamos capazes de fazer o mesmo, e a atitude dos seus companheiros, que não o detiveram, mesmo sabendo que ia dar a vida por eles, o que nos faz colocar a questão se, no lugar deles, o teriamos permitido.

Vale a pena meditar sobre estas questões, e sobre tantas outras que vão surgindo à medida que se analiza este episódio, porque ao fazê-lo estaremos a questionar toda a nossa hierarquia de valores, a nossa consciência e o que há de mais profundo dentro de cada um de nós.

Sem comentários: