domingo, julho 06, 2008

Acção de investigação e homenagem em Famalicão da Serra


Image Hosted by ImageShack
Aspectos dos bombeiros de Famalicão da Serra

Recebemos da Associação Amigos Bombeiros-distritoguarda.com (AABDG) a informação de um evento a realizar no dia 12 de Julho, onde será analizado o acidente ocorrido há dois anos em Famalicão da Serra, no qual perderam a vida seis bombeiros.

Neste evento serão analizados um conjunto de fenómenos que têm vitimado diversos bombeiros em todo o Mundo, entre os quais o comportamento eruptivo do fogo, popularmente designado por "efeito chaminé" e contará com o apoio do professor Domingos Xavier Viegas, presidente da Associação para o Desenvolvimentoda Aerodinâmica Industrial.

Nesta acção visa também prevenir situações idênticas e sensibilizar os bombeiros para a importância dos equipamentos individuais de protecção e para a prudência que é necessária quando se abordam incêndios em zonas de declives acentuados.

O programa do dia 12 seguirá o seguinte horário:

14:30 - Concentração (quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra).
15:00 - Apresentação multimédia sobre o desenrolar dos acontecimentos (desde o inicio do incêndio).
16:30 - Local onde foi feita a largada da Brigada Chilena.
16:45 - Análise ao primeiro efeito eruptivo. Percorrer o aceiro feito pela brigada Chilena e bombeiros Portugueses. Análise à fuga dos bombeiros.
17:00 - Análise ao segundo efeito eruptivo. Identificar o local dos corpos. Identificar o local do ataque indirecto feito na parte superior.
17:30 - Homenagem aos bombeiros falecidos.

Os interessados nesta acção de formação, investigação e reflexão onde serão homenageados os bombeiros falecidos, poderão contactar a AABDG de modo a participar neste evento.

Sem comentários: