quarta-feira, agosto 27, 2008

Equipa de sapadores florestais permanente na freguesia da Tocha


Image Hosted by Imageshack
Veículo de sapadores florestais

A freguesia da Tocha, onde se encontra a maior mancha florestal do concelho de Cantanhede, incluindo as florestas perto das praias da Tocha e Palheirão tem, desde sábado passado, uma equipa de sapadores florestais em regime de permanência.

Esta equipa é composta por cinco elementos, quatro homens e uma mulher, dispondo de uma viatura devidamente equipada com ferramentas de sapador, como pás, enxadas, enxadões ou ancinhos, e equipamentos de protecção individual para toda a tripulação.

Da nova equipa de sapadores, quatro elementos já pertenciam aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, ficando instalada no antigo quartel da Guarda Nacional Republicana, cedido pela junta de freguesia, tendo agora uma missão que se centra mais na vigilância e em acções de prevenção ao longo de todo o ano.

Esta equipa de sapadores vai desempenhar missões de limpeza, abertura de aceiros e silvicultura calendarizadas para todo o ano, num esforço para defender uma área florestal que se apróxima dos 40 quilómetros quadrados e corresponde a perto de metade da área da freguesia, constituindo uma das suas principais riquezas.

A nova equipa foi criada a partir de um protocolo, que dura há cinco anos, entre o Ministério de Agricultura, a Câmara Municipal de Cantanhede e a Junta de Freguesia da Tocha e vem concretizar um anseio antigo que já fora abordado em anos anteriores com a Direcção-Geral dos Recursos Florestais.

Sem comentários: