quinta-feira, setembro 04, 2008

Turnos de 24 horas no INEM - 2ª parte


Image Hosted by Imageshack
Frota do INEM baseada no S. Francisco Xavier

Lamentavelmente, quem, mesmo por razões físicas, sabendo-se incapaz de desempenhar correctamente e sem riscos a sua missão, se recusa a efectuá-la, é alvo de processo disciplinar, existindo casos em que este procedimento ainda decorre e outros em que foi arquivado.

O recurso a turnos de 24 horas, como excepção e não como consequência de falta de recursos ou mau planeamento, é aceitável, dentro de certos limites, nomeadamente se houver pausas adequadas e uma monitorização dos elementos das tripulações nas quais, em qualquer caso, a totalidade devia estar de serviço durante um período tão prolongado.

Pode-se aceitar que, numa tripulação de dois a três elementos exista um que efectue um turno de 24 horas, mas o ou os restantes apenas deveriam cumprir oito horas, de modo a manter o nível de alerta e a sensibilidade que permita avaliar permanentemente o estado físico e psicológico de quem trabalha um dia inteiro.

Logicamente haver tripulantes com turnos de extensão diferente num mesmo veículo obriga a um planeamento mais complexo, mas a segurança tem um preço que, neste caso, é sobretudo a nível de organização das escalas de serviço, não implicando despesas acrescidas.

Muitos dos problemas que se vivem no INEM são a nível de má organização e distribuição de meios, mais do que da falta de recursos, não obstante a redefenição do mapa hospitalar ter um impacto negativo no socorro, aumentando as distâncias a percorrer, do que resulta o prolongar das missões.

Um sistema de gestão mais eficaz, o pré-posicionamento de meios com a distribuição das tripulações a ser efectuada por veículos de transporte normais, a redefenição do sistema de escalas de serviço e, obviamente, o aproveitamento dos numerosos técnicos de ambulâncias de emergência formados e sem colocação atribuindo-lhes algum tipo de missão pode evitar muitos dos problemas com que o INEM se debate e, para alguns que não primam pela imaginação, apenas podem ser resolvidos com o dispêndio de mais verbas.

Sem comentários: