quinta-feira, novembro 20, 2008

Lisboa é a segunda capital europeia presente no Google Transit


Image Hosted by ImageShack
Écran do Google Transit

Após Viena, Lisboa passou a dispor do novo serviço Google Transit, um sistema que utiliza os recursos do Google Maps para ajudar a determinar os melhores itinerários dentro da cidade e que inclui a possibilidade de este ser efectuado em viatura própria, em transportes públicos ou a pé.

O Google Transit funciona em qualquer plataforma compatível com o Google Maps, seja um computador pessoar, um telemóvel com "browser", um "smartphone" ou outro e foi desenvolvido em conjunto com empresas como o Metropolitano de Lisboa, a Carris ou a Galp, que são responsáveis por disponibilizar os conteúdos que lhes dizem respeito.

Com base nestas informações, pode-se selecionar o melhor meio de transporte, tendo em conta quando se pretende iniciar o trajecto e usando dados que incluem horários, tempo de espera por transporte, tráfego e a duranção do percurso em sí.

Tal como acontece com a plataforma do Google Maps, as entidades envolvidas podem acrescentar diverso tipo de informação interactiva, como localizações de sítios de interesse ou serviços, partilha de mapas personalizados ou informação gráfica, que pode incluir vídeos ou fotos de locais, complementando e melhorando assim os dados originais.

Esta ferramenta tem, também, outras possibilidades, nomeadamente na área do socorro, que abordaremos num texto a publicar proximamente.

Sem comentários: