segunda-feira, novembro 17, 2008

Voluntariado em Portugal vale mais de 1.300 milhões de euros - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Acção dos "Leigos para o Desenvolvimento"

O valor do trabalho voluntário em Portugal está estimado em 1.304.000.000 de euros, correspondendo a perto de 0.8% do Produto Interno Bruto (PIB), numa perspectiva consevadora, e com tendência para continuar a crescer.

Os valores resultam de um inquérito feito junto de instituições, aplicando-se valores médios da função pública e recorrendo a estimativas baseadas em valores internacionais onde existe maior tradição a nível de voluntariado e os estudos permitem conhecer melhor a realidade local.

Estes números são apenas estimativas, provavelmente muito inferiores à realidade por não incluirem todos os esforços informais ou não organizados, aqueles que colaboram expontaneamente em diversas actividades ou com organizações das quais não fazem parte, e muitas outras situações que não são contabilizadas.

Outro aspecto que convém salientar é o aumento da qualificação dos voluntários, que assim desempenham funções ou tarefas mais especializadas e que, consequentemente, seriam mais bem remuneradas, reforçando a ideia, que o próprio estudo defende, de que o valor real pode ser até 1% mais alto, o que ultrapassaria um país, como o Canadá, onde o voluntariado está há muito enraizado e estimado em 1.4% do PIB.

A perspectiva é a de o valor do voluntariado aumentar, fenómeno que está ligado, entre outras, a alterações sociais e demográficas, bastando para tal calcular o aumento da esperança e qualidade de vida após a reforma e a melhoria a nível de formação, para projectar esta estimativa como factor de crescimento.

2 comentários:

EEGenerating Skills disse...

O inquérito que referem foi feito por quem, quando e a que instituições?
Ando à procura de dados sobre o voluntariado em Portugal, e só encontro este tipo de informação: estimativas feitas não se sabe por quem nem quando...
Se me puderem esclarecer, agradeço.

Ana Carvalho, Braga

Nuno Cabeçadas disse...

Olá Ana
Não tenho um contacto seu, portanto deixo aqui onde pode obter dados e informações.
Pode consultar o estudo "O Sector Não Lucrativo Português numa Perspectiva Comparada" Raquel Campos Franco, da Universidade
Católica de Lisboa, bem como os dados disponibilizados pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado. O estudo da UCP é recente e foi apresentado na altura da publicação deste texto.
Um beijo e se puder ajudar, diga-me através do mail ou do MSN que estão no meu perfil.
Nuno