terça-feira, novembro 18, 2008

Gmail já tem vídeo


Image Hosted by Imageshack
Écran de Gmail com vídeo

O correio electrónico do Google, o Gmail, passou a integrar conversação vídeo, acrescentando assim uma nova funcionalidade a um sistema que já incluia mensagens instantâneas.

Os requesitos são simples, bastando possuir um computador multimédia com uma "webcam" e instalar um pequeno programa a ser descarregado gratuitamente a partir do "site" do Google, após o que as conversações passam a poder ser efectuadas de forma semelhante à de uma video-conferência.

A nova funcionalidade integra-se perfeitamente no ambiente de trabalho do Gmail, com uma janela própria, partilha dos mesmos recursos, como endereços de correio, e serve-se das mesmas configurações e opções, tornando-se assim mais transparente para os utilizadores que não necessitam de instalar um programa autónomo para este fim.

Apesar destas inovações, o sistema de mensagens instantaneas do Google continua a não ser um "standard", mas a possibilidade de comunicar directamente com outras plataformas populares, como o da AIM, têm vindo a permitir uma expansão que, com adição do suporte de vídeo, tenderá a aumentar, permitindo-lhe no fututo competir com o Messenger ou o Yahoo.

Sem comentários: