terça-feira, novembro 04, 2008

Sistema operativo Linux custaria 10.800.000.000 de dólares se fosse pago


Image Hosted by ImageShack
Desktop do sistema operativo Fedora

Foi estimado em perto de 10.800.000.000 de dólares o custo de desenvolvimento na última versão do sistema operativo Fedora, caso este tiesse sido realizado por uma equipa de programadores pagos em vez de ser desenvolvido por uma comunidade de voluntários.

Perto de um milhar de programadores oriundos de diversos países trabalharam voluntariamente neste projecto, cujo código fonte aberto, ou "open source", valerá perto de 1.400.000.000 de dólares.

Estes valores, que são sempre difíceis de estimar, demonstram não apenas o valor real de tantos produtos desenvolvidos por largas equipas de voluntários, mas também a sua excepcional qualidade.

O próprio argumento usado por diversos fabricantes de que, dado serem produtos gratuitos, teriam pouco ou nenhum suporte tem-se verificado falso, pois as comunidades que desenvolvem estes programas tendem a ser extremamente prestáveis, solidárias e capazes de prestar um melhor serviço do que muitas empresas que vendem os seus produtos.

Mais do que discutir valores, queremos lembrar e agradecer o extraordinário trabalho de desenvolvimento que estas comunidades têm vindo a protagonizar e o seu inestimável contributo para o progresso da informática, mantendo um nível de concorrência absolutamente essencial para que esta progrida.

Sem comentários: