quarta-feira, novembro 05, 2008

Virus esconde-se em falsa versão de Messenger


Image Hosted by ImageShack
Écran do falso programa de instalação

Por termos mencionado a próxima actualização do MSN Messenger, justifica-se alertar para o envio de falsas mensagens de correio electrónico, reportando uma eventual falha de segurança neste programa e instanto a efectuar uma actualização.

O programa, que pretende ser genuino, ao instalar-se infecta o computador com um vírus do tipo Trojan, que permite controlar remotamente o equipamento, aceder a dados pessoais e usá-lo, por exemplo, para o envio de "spam".

Esta armadilha pode ser detectada, tal como muitas outras, através da linguagem, que inclui imprecisões e menções impossíveis de acontecer num producto genuino, bem com erros grosseiros, visando sobretudo os utilizadores do Live Messenger 7.5, uma versão já ultrapassada e que há muito devia ter sido substituida por razões de funcionalidade e de segurança.

O nível de risco deste tipo de ataque é considerado baixo, dado que só é eficaz caso consiga enganar o utilizador, mas deve haver uma especial atenção quando internautas mais jovens ou menos experientes podem ser tentados a efectuar uma actualização cujas consequências são sempre imprevisíveis.

Aconselhamos a implementar medidas de segurança que impeça a instalação de programas por parte dos menos experientes, retirando-lhes a possibilidade de administrar o sistema, de modo a que, caso seja necessário proceder a alterações, as mesmas sejam realizadas apenas por quem esteja devidamente preparado para tomar decisões que, parecendo quase intuitivas, acarretam sérias responsabilidades.

Sem comentários: