segunda-feira, maio 04, 2009

Simulacro de sismo em Lisboa


Image Hosted by Imageshack
Efeito de um tremor de terra

Realiza-se nas próxima terça e quarta-feiras, nos distritos de Lisboa, Setúbal e Santarém um simulacro de sismo que envolverá diversas entidades nacionais, entre as quais a Protecção Civil, e internacionais, provenientes de Espanha, França e Grécia.

No PTquake09 estarão presentes 1.773 profissionais com o objectivo de testar a resposta a um sismo com a intensidade de 6.7º na escala aberta de Richter, simulando a resposta a uma situação de catástrofe que atingiria 300.000 pessoas das quais 3% seria feridas com gravidade ou perderiam a vida.

Este exercício vai permitir testar os sistemas de telefone via satélite e a mobilização de meios, vertentes onde houve falhas em simulacros recentes, nomeadamente no que foi realizado em Novembro do ano passado.

Caso se justifique, voltaremos a este exercício que, sendo anunciado aos participantes, os quais não serão afectados como aconteceria numa situação real, acabam por se afastar em termos de disponibilidade, de concentração e de capacidade de reacção de uma verdadeira ocorrência.

Sem comentários: