quinta-feira, junho 18, 2009

Desertificação ameaça um terço da Terra e quase metade de Portugal - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Um aspecto da desertificação em Portugal

A ameaça de desertificação abrange perto de um terço do planeta e pode obrigar mais de 200.000.000 de habitantes a migrar, do que resulta uma degradação da qualidade de vida e perigos para a sobrevivência de perto de 1.000.000.000 de pessoas.

Esta projecção resulta de um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgada durante o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, onde são analizados os dados existentes e perspectivado um futuro que vai até ao ano de 2050.

No ano final do estudo, é previsível que 200.000.000 de habitantes da Terra sejam deslocados por motivos ambientais, mas já hoje perto de um décimo desse número terá sido forçado a abandonar o seu local de origem.

O estudo da ONU contempla projecções que incluem as consequências do consumo excessivo de água, da desflorestação e de práticas agrícolas e florestais insustentáveis que têm vindo a devastar a Terra e afectam cada vez áreas mais afastadas do Equador.

Se a nível global se pode concluir que perto de 30% das terras cultivadas e 75% das pastagens naturais se degradaram ou perderam completamente em quatro décadas, também em território nacional existem manifestos problemas de desertificação, sobretudo na região Sul do País.

Sem comentários: