sexta-feira, julho 03, 2009

300 voluntários vão preservar o Parque Natural de Sintra-Cascais - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Actividade de prevenção do Parque Natura

Já estão inscritos perto de 300 voluntários que irão participar em acções de protecção da Natureza do Parque Natural de Sintra-Cascais, integrados em iniciativas promovidas pela agência municipal Cascais Natura.

Este programa, que arrancou ontem, destina-se não apenas a proteger um importante espaço natural, mas também a consciencializar os jovens para a necessidade de preservar os recursos existentes e para a importância do trabalho solidário através do voluntariado.

Do programa, que também tem a vertente de ocupação de tempos livres, fazem parte diversos projectos que abordam vertentes distintas da protecção ambiental, mas que se complementam entre sí, de modo a cobrir necessidades distintas deste espaço natural.

Os projectos incluem a instalação de sinais, devidamente registados e monitorizados os percursos pedestres e destinados ao cicloturismo, a manutenção do património arquitectónico e as respectivas infraestruturas instaladas em área protegida.

Também está previsto um sistema de patrulhamento e monitorização de zonas florestais durante a época crítica do Verão, como forma de prevenção e vigilância de fogos florestais, promovendo uma detecção rápida e a comunicação aos bombeiros.

Sem comentários: