quinta-feira, julho 02, 2009

Começou a "Fase Charlie"


Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Começou esta quarta-feira dia 01 de Julho, a "Fase Charlie" de combate a incêndios florestais, prolongando-se até ao fim do mês de Setembro e envolvendo perto de uma dezena de milhar de efectivos.

Para apoiar perto de 10.000 elementos, estão disponíveis perto de 2.200 viaturas e 56 meios aéreos, para além de um sistma de detecção que inclui 236 postos de vigia.

Este dispositivo é semelhante ao de anos anteriores, falando-se mais de consolidação do que de reforços, dando-se prioridade a uma melhor coordenação e padronização de formas de actuar no terreno.

Seguindo-se a dois anos considerados atípicos, mas que certamente estabelecem precedentes e permitam avaliar dos efeitos das alterações climáticas e do próprio país, o ano de 2009 afigura-se como podendo interromper uma linha descendente e voltar a trazer para as manchetes dos jornais uma problemática algo esquecida nos últimos anos.

Este poderá ser, pois, o ano em que as anunciadas acções de prevenção e ordenamento serão avaliadas pelos resultados e onde o dispositivo, que nunca foi testado até ao limite nos últimos anos, deverá ser submetido a uma autêntica prova de esforço que permitirá avaliar da sua actual valia.

Sem comentários: