terça-feira, agosto 25, 2009

Descrepância de grandes incêndios nos dados nacionais e europeus - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
A devastação de um incêndio florestal

Verifica-se uma descrepância entre o número de "grandes incêndios" em Portugal contabilizados pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), que aponta para as 31 ocorrências, enquanto o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) registou 54.

Para além da divergência de números registados desde o início do ano e até 15 de Agosto, existem fogos de grandes dimensões, com mais de 100 hectares de área ardida, que apenas são mencionados num dos sistemas, facto que pode ser algo incompreensível.

Estes "grandes incêndios" serão, segundo a AFN, responsáveis por uma área ardida de 9.208 hectares contribuindo significativamente para o aumento de zonas devastadas que se verificou este ano.

Convém distinguir a forma de avaliação de ambas as entidades, como forma de apurar as razões para uma divergência que parece difícil de explicar e terá, inevitavelmente, interpretações de cariz político-partidário, lançando dúvidas sobre dados que deviam ser rigorosos e uma base de trabalho objectiva para a tomada de decisões.

Sem comentários: