sexta-feira, setembro 18, 2009

O todo o terreno como factor de transitabilidade - 1ª parte


Image Hosted by Imageshack
Land Rovers numa floresta

Entre as diversas situações que contribuem para a falta de acessibilidades encontra-se a legislação que cada vez restringe mais a circulação em áreas florestais, tornando-a virtualmente impossível, do que resulta a intransitabilidade de muitos caminhos.

É do conhecimento de quem conhece esta realidade que muitos dos acessos são mantidos transitáveis pelos próprios praticantes de todo o terreno, que ao neles circularem os mantêm tansitáveis, permitindo a sua utilização pelos meios de socorro.

As fortes restrições ou proibições, aliadas à crise económica e a algumas absurdas portagens em zonas protegidas, que diminui o número de praticantes de todo o terreno, resultam na intransitabilidade destas, muitas das quais não são percorridas durante todo o ano.

Uma solução fácil será a de a circulação ser autorizada pelas corporações de bombeiros, as quais disponibilizariam uma credencial com um mapa, cabendo ao praticante de todo o terreno a responsabilidade de reportar situações das quais resultem dificuldades de circulação.

Sem comentários: