quarta-feira, outubro 28, 2009

Calibrar grelhas de leitura de mapas - 3ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma grelha de leitura de mapas

Após a escolha da graduação mais aproximada, será através da aproximação ou afastamento da grelha, através de um movimento de braço, que se fará com que a mesma coincida com o objecto em observação, usando-se o cordão de suporte para fixar a distância entre a escala e a vista.

Também é possível usar um cordão com a mesma dimensão da da régua de milésimos, se escolhermos como relação os 60 mm para 100 milésimos, mas lembramos que esta opção obriga a contas algo complexas e, portanto algo desanconselháveis.

Mais complexo de início, mas útil em utilizações posteriores, é fazer coincidir uma das escalas da grelha com uma escala decimal, de modo a que, por exemplo 100 milésimos correspondam a 100 milimetros, para o que, naturalmente, o cordão deverá ser encurtado sensivelmente em 40%.

Este é um processo um pouco moroso, que carece de verificação recorrendo a outros objectos a distâncias conhecidas, mas que permite obter uma funcionalidade equivalente às agora desaparecidas réguas de milésimo, permitindo estimar distâncias sem grandes dificuldades.

Sem comentários: