sexta-feira, outubro 30, 2009

Converter VGA para vídeo - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O conversor VGA para vídeo

Com um número cada vez maior de soluções de navegação e a descida dos preços dos monitores TFT destinados a instalar em veículos, a necessidade de sistemas de conversão, que permitam efectuar as necessárias ligações tem vindo a aumentar.

Surgem, essencialmente, três situações, sendo a primeira, a mais simples, o equipamento ter uma saida para TV, o que permite uma ligação directa de um écran concebido para vídeo, mas o mais normal é que tal não se verifique e obrigue a recorrer a um adaptador.

No caso de ser necessário um adaptador, este pode ser apenas físico, caso a placa gráfica do equipamento suporte saida de TV directamente na porta VGA, portanto tendo todos os circuitos lógicos a nível interno, para o que basta um cabo, ou, caso tal não se verifique, algo que substitua esta função.

Um cabo conversor simples, com uma ligação VGA de 15 pinos e S-vídeo tem um preço baixo, que anda pelos dois euros ou mesmo inferior e recorre à configuração interna do computador, através dos programas que suportam a placa gráfica.

Sem comentários: