domingo, outubro 25, 2009

Calibrar grelhas de leitura de mapas - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
Uma grelha de leitura de mapas

Na quase impossibilidade de encontrar à venda réguas de milésimo, construidas de raiz para efectuar cálculos de distância, pode-se equacionar como opção de substituição um dos conjuntos que incluem para além de bússola, diversas escalas de leitura de mapas, com distintas graduações.

A simplicidade do conceito da régua de milésimos, que se baseia essencialmente num angulo pré-determinado, a partir do qual se aplica uma fórmula matemática simples terá, necessariamente, de ser transposta para uma escala que não foi concebida para esse fim, mas que encerra em sí mesmo as potencialidades necessárias.

Muitas destas bussolas que incluem escalas de leitura têm um cordão, destinado a facilitar o transporte, que pode ser convertido num meio de "calibragem" encurtando-o ou prolongando-o de forma a que as grelhas estejam mais próximas ou mais distantes dos olhos do utilizador.

Será o recurso a esta variação, aliado á escolha da escala mais conveniente, que vai permitir usar uma vulgar escala de medidas como forma de avaliar a distância, sem que seja necessário um equipamento mais sofisticado.

Sem comentários: