domingo, novembro 01, 2009

Seguimento de objectos - 1ª parte


Image Hosted by ImageShack
O sistema de seguimento por GPS com envio por GSM/GPRS

O preço dos sistemas de seguimento tem vindo a baixar nestes últimos anos, pelo que, seja por questões de segurança, seja para gestão de frotas, os perto de 150 euros pelos quais se podem adquirir estes dispositivos começa a ser amplamente justificado.

A estrutura funcional destes equipamentos tende a ser semelhante nos vários modelos, baseando-se num receptor de GPS e num equipamento GSM, que envia dados sob a forma de SMS, que podem ser periódicos, acrescendo a possibilidade de possuirem uma activação de emergência.

Os modelos existentes, com dimensões que, neste exemplo, são de 46 x 64 x 17 mm e um peso de 40 gramas, portanto menores que um simples maço de tabaco, permitem não apenas a sua colocação num veículo, como o transporte no bolso, caso se opte por esta solução.

Entre as características mais relevantes encontra-se a o alerta em caso de impacto, considerado com um possível acidente, ou a delimitação de zonas, fora das quais será emitido um alarme, sendo a informação posicional enviada por SMS para números pré-determinados.

Sem comentários: