sexta-feira, fevereiro 26, 2010

"Intercoolers" em alumínio - 4ª parte

Image Hosted by ImageShack
Um "intercooler" em alumínio da Td5 Alive para o Defender Td5

Uma das opções a ter em conta é a de desenhar "intercoolers" adaptáveis a mais do que um modelo de veículo, reduzindo assim custos seja em termos de produção, seja na própria logística, tentando apontar para um par de desenhos que abranjam a maioria da gama dos Land Rover.

Dado que os modelos onde este tipo de modificação se prevê seja mais comum são os Defender e os Discovery, nas suas versões 200/300 e Td5, como e sem ar condicionado, optamos por analisar as dimensões dos "intercoolers" que possam ser instalados sem obrigar a grandes modificações e com o mínimo de adaptações.

Para além das dimensões, existe a particularidade de os motores Td5 terem a entrada e saída de lados opostos, enquanto os dos 200 e 300 Tdi as possuem do mesmo lado, sendo que todas são de 51 mm, o que obriga a dois modelos completamente distintos.

Sendo os mais recentes e aqueles que, possuindo uma gestão electrónica, são mais propensos a alterações de gestão que mais exigem do motor, resultando num maior esforço e no subsquente desgaste, começamos pelas medidas dos Td5.

Sem comentários: