segunda-feira, setembro 20, 2010

"Flash" e "eprom" - 4ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um conversor de PLCC 44 para SOP 44

A programação dos Land Rover com motor Td5 a centralina NNN é uma "flash" SOP 44 29F200BB, enquanto as das MSB é uma "eprom" 27C1024 44 PLCC, razão pela qual a forma de escrita e renovação do respectivo conteúdo é, obviamente, diferente.

Uma das soluções, para quem possua uma MSB, é a de adquirir no mercado "eproms" idênticas às utilizada, programando-as num gravador e procedendo à substituição daquela que se encontra na centralina, removendo-a do respectivo "socket" e colocando uma nova.

No caso das MSB, caso se pretenda proceder à simplificação do sistema, a opção que pretendemos testar é colocar no "socket" da placa da ECU um conversor que permita substituí-la por uma 29F200BB, a partir do que poderá ser possível tratar esta centralina de forma análoga à das NNN, recorrendo, por exemplo, a um Nanocom para proceder à sua reprogramação.

É de notar que ambas as "eproms", têm 44 pinos, mas enquanto a PLCC é quadrada, com 11 pinos em cada lado, a SOP é rectangular, com 22 pinos ao longo de cada um dos lados de maior dimensão, o que, obviamente, invalida uma substituição directa e implica uma conversão de formato a nível físico.

Sem comentários: