segunda-feira, setembro 20, 2010

Área ardida aumentou 58% em 2010 - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Um incêndio florestal em Portugal

Se foi nestes distritos que se concentrou a maioria da área ardida, o maior número de ocorrências foi registado no Porto, em Aveiro e em Braga, com estes três distritos a concentrar mais de metade dos incêndios registados pela AFN.

O mês de Agosto foi, com grande margem, aquele em que se verificaram mais incêndios, com 90.818, seguindo-se Julho, como 21.870, tendo-se verificado uma significativa redução em Setembro, com apenas 1.639 ocorrências registadas na primeira quinzena deste mês.

Igualmente importante, é o registo até 15 de Setembro de 151 grandes incêndios, com área igual ou superior a 100 hectares, entre dos quais 24 ultrapassaram os 1.000 hectares, os quais contribuiram em muito para os elevados valores de área ardida ocorridos este ano.

Também é de realçar que diversos incêndios, entre os quais alguns dos que atingiram áreas classificadas, se prolongarm vários dias, com uma proporção de destruição a nível de zonas protegidas acima das restantes, o que aponta para manifestos erros de gestão por parte do Estado.

Sem comentários: