segunda-feira, setembro 27, 2010

Nova escola para bombeiros no Alentejo

Image Hosted by Imageshack
Aspecto de uma Escola de Bombeiros, nas Taipas

Foi inaugurada, na presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, a Unidade Local de Formação de Bombeiros de Viana do Alentejo, com o objectivo de proporcionar melhores condições de aprendizagem aos bombeiros do distrito de Évora.

A nova Unidade inclui dois polos, sendo um na serra de Viana, onde será ministrada formação relativamente aos fogos florestais, e outra perto do quartel da Associação Humanitária local, para treino do combate aos fogos urbanos ou industriais.

O custo desta Unidade, que ronda os 100.000 Euros, foi suportado pela autarquia local e pela Associação Humanitária, em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB), que dará suporte aos cursos que aí se irão realizar, não havendo menção a qualquer contribuição vinda do poder central.

A existência de infraestruturas destinadas a formação em cada distrito, com uma maior especialização centrada nos polos da ENB, é essencial não apenas para a melhoria das qualificações dos bombeiros, mas também como forma de padronizar procedimentos e facilitar uma actuação conjunta, tão necessária no combate aos fogos de grandes dimensões que assolam o País durante o Verão.

Sem comentários: