sexta-feira, outubro 01, 2010

Decretada uma recessão - 1ª parte

Image Hosted by Imageshack
Prateleiras vazias num supermercado

Não sendo o objecto central deste "blog", as medidas anunciadas pelo actual Governo, após meses durante os quais se quis fazer crer que a actual crise teria um impacto diminuto em Portugal, merecem algum comentário, dado que irão afectar todos quantos vivem neste País.

Já não é a primeira vez, ao longo destes últimos meses que se pedem novos sacrifícios ao povo português, sempre concretizados pela imposição legislativa e uma máquina fiscal cada vez mais eficaz, contrastando com a incapacidade de o Estado diminuir os seus próprios gastos, mesmo quando encerra serviços necessários, permitindo ao mesmo tempo que inúmeras unidades orgânicas inúteis subsistam.

As consequencias destas medidas serão graves e do aumento da carga fiscal não resulta que a receita aumente substancialmente, podendo mesmo verificar-se o contrário no quadro recessivo que facilmente se antevê.

Por um lado, a evasão fiscal vai aumentar, por outro, as compras fora do território nacional vão aumentar e devastar a economia, sobretudo nas zonas fronteiriças onde a competição com Espanha mais se faz sentir, resultando num substancial aumento do desemprego ou da emigração dos mais jovens e qualificados.

Sem comentários: