quarta-feira, maio 04, 2011

Altura de efectuar compras - 2ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma alfandega em Portugal

Outra questão que deve ser analizada é o possível aumento de alguns impostos ou taxas, nomeadamente a do IVA, mas também os que incidem sobre factores de produção e sobre os transportes, encarecendo os produtos.

A possibilidade de aumentar a taxa de IVA é bem real, tal como o é a carga fiscal sobre diversos produtos, bem como os emolumentos resultantes de alguns actos administrativos, o que encarece os produtos e serviços taxados em Portugal em montantes e percentagens ainda difíceis de prever.

Se bem que o IVA dos bens adquiridos dentro da Comunidade Europeia seja pago na origem, e portanto o aumento desta taxa em Portugal não se reflita, pode haver um aumento do preço dos portes e, eventualmente, no serviço de instalação, caso este seja efectuado por uma empresa que facture o serviço.

No entanto, muitos dos equipamentos, sobretudo a nível de electrónica são importados da Ásia e, portanto, taxados na altura da sua entrada em Portugal, defrontando-se quase certamente com agravamento a nível do IVA e mesmo do preço dos serviços resultantes do processamento alfandegário e da própria entrega doméstica.

Sem comentários: