terça-feira, maio 17, 2011

ANSR lança campanha contra acidentes com tractores - 2ª parte

Image Hosted by Imageshack
Acidente com tractor em Portugal

Infelizmente, é frequente ver tractores sem as cabines e sem os arcos de segurança, alegadamente porque diminuem a visibilidade, limitarem os movimentos ou dificultarem o acesso durante as entradas e saídas do veículo, que se deslocam em terreno irregular, onde facilmente um veículo se vira.

Sem protecção adequada, um grande número de vítimas resulta do capotamento destes veículos, com o ocupante a ficar esmagado, mas também por ser projectado contra obstáculos ou objectos contundentes, situação que se agrava devido aos locais remotos onde muitos acidentes acontecem.

Sem ajuda por perto, muitas vezes sem possibilidade de pedir socorro, seja por questões resultantes directamente do acidente, seja pela falta de cobertura da rede móvel, mesmo acidentes de menor gravidade podem revelar-se fatais dada a demora na chegada de auxílio.

Para além da campanha, será de insistir na fiscalização, tal como acontece com outros tipos de veículos motorizados, impondo o respeito por um conjunto de normas de segurança e impedindo o uso dos modelos desprovidos de cabines e arcos, sobretudo no caso em que este existem de origem e são removidos pelos proprietários, situação tão frequente quanto condenável.

Sem comentários: