terça-feira, agosto 30, 2011

Regiões de Portugal e Espanha vão gerir Emergências em conjunto - 1ª parte

Image Hosted by ImageShack
Uma helicóptero do INEM

As regiões espanholas da Galiza e de Castela e Leão em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte estão a desenvolver um projecto que visa a gestão conjunta de meios de emergência, usando de forma automática os recursos disponíveis dos dois lados da fronteira.

O projecto "Assistência Recíproca Inter-regional em Matéria de Emergências" (ARIEM 112) conta com o envolvimento dos governos e autoridades de protecção civil e de saúde das regiões espanholas participantes, bem como dos seus congéneres portugueses, com o objectivo de estabelecer sistemas de colaboração em diversas áreas do socorro.

Será implementado um sistema de cooperação permanente entre os serviços de gestão e de activação de meios em caso de emergências, prevendo-se a padronização de meios informáticos e de comunicações, de forma a permitir o seu uso integrado.

O curso do projecto, que será implementado em quatro fases e deve estar operacional em 2012, está orçado em 400.000 Euros, dos quais 300.000 seráo comparticipados por fundos comunitários atribuidos a projectos transfronteiriços.

Sem comentários: