domingo, novembro 20, 2005

Proibição de lançar foguetes no Verão em todo o País


Image Hosted by Imageshack
Fogo de artifício nocturno

A proibição do uso de foguetes durante o período de Verão foi alargada das áreas florestais para todo o território nacional, acabando com as actuais excepções.

Segundo o Sub-Director Geral das Florestas, António Gravato, "a anterior legislação dava um conjunto de condicionantes e de alternativas. Se, e havia muitos "ses", o material que caísse não fosse incandescente, por exemplo. Mas nós sabíamos que era incandescente, os estudos indicam que há imensos incêndios provocados por foguetes".

Dado que muitos incêndios foram comprovadamente provocados por foguetes, muitas vezes largados com autorização e sob supervisão das autoridades locais, esta medida radical acaba por vir obviar a um problema conhecido, não obstante por em causa uma indústria tradicional amplamente implementada sobretudo no interior do País.

Tendo em conta que o lançamento de foguetes em festas tradicionais tem fortes raizes culturais, é previsível que esta decisão seja fortemente contestada e, eventualmente, se verifiquem muitas situações onde não seja respeitada, inclusivé com a cumplicidade das autoridades locais.

Esperamos agora que o tradicional material incandescente seja substituido por produtos similares, que recorram a processos químicos ou outros, de forma a obter efeitos semelhantes mas sem os riscos de incêndio dos actuais foguetes.

Sem comentários: