sexta-feira, novembro 25, 2005

Pré-aquecimento automático em motores diesel


Image Hosted by Imageshack
Sistema de pré-aquecimento automático

Já mencionamos num texto anterior a sequência de ignição aconselhada para os Série 3 Diesel, sobretudo para alertar para a necessidade de observar cuidadosamente o período de pré-aquecimento durante o qual as velas de incandescência devem estar ligadas.

Logicamente, para muitos dos possuidores e admiradores deste modelo, esta sequência faz parte do encanto natural que os verdadeiros apreciadores desfrutam, mas para quem tenha uma visão mais utilitária ou menos romântica, ou seja simplesmente esquecido, existem processos automáticos de contornar esta questão e evitar um desgaste suplementar do motor.

No mercado existem diversas soluções semelhantes mas com preços completamente díspares, pelo que a opção estudada baseia-se num dos modelos mais baratos, disponível em versões de 12 e 24 volts e com outras opções como a de activar o próprio aquecimento do veículo, destinado a climas mais frios.


Image Hosted by Imageshack
Esquema e ligações do sistema de pré-aquecimento

Por um valor modesto, cerca de 50 USD, ou 40 Euros, incluindo portes a partir da Índia, é possível adquirir o modelo disponibilisado pela FourthGen e que pode ser encomendado já configurado segundo a temporização e as temperaturas apropriadas.

A configuração standard prevê apenas 7 segundos a uma temperatura de 20º, pelo que será conveniente, caso a intenção seja a de instalar num Série 3 Diesel com o motor de 2286 cc, solicitar que o temporizador passe para entre 15 a 20 segundos.

Assim, quando o sistema eléctrico do veículo é ligado, as velas de aquecimento são activadas durante um período pré-determinado em função da temperatura, desligando-se de seguida, sendo todo o processo visível através da ligação a uma luz avisadora no painel de instrumentos.

Este kit, que pode ser adquirido na Internet, é fácil de instalar por quem tenha alguns conhecimentos de mecânica e electricidade, e destina-se a qualquer modelo diesel com velas de pré-aquecimento sem temporização automática.

Sem comentários: