Sistema de pré-aquecimento automático
Logicamente, para muitos dos possuidores e admiradores deste modelo, esta sequência faz parte do encanto natural que os verdadeiros apreciadores desfrutam, mas para quem tenha uma visão mais utilitária ou menos romântica, ou seja simplesmente esquecido, existem processos automáticos de contornar esta questão e evitar um desgaste suplementar do motor.
No mercado existem diversas soluções semelhantes mas com preços completamente díspares, pelo que a opção estudada baseia-se num dos modelos mais baratos, disponível em versões de 12 e 24 volts e com outras opções como a de activar o próprio aquecimento do veículo, destinado a climas mais frios.
Esquema e ligações do sistema de pré-aquecimento
A configuração standard prevê apenas 7 segundos a uma temperatura de 20º, pelo que será conveniente, caso a intenção seja a de instalar num Série 3 Diesel com o motor de 2286 cc, solicitar que o temporizador passe para entre 15 a 20 segundos.
Assim, quando o sistema eléctrico do veículo é ligado, as velas de aquecimento são activadas durante um período pré-determinado em função da temperatura, desligando-se de seguida, sendo todo o processo visível através da ligação a uma luz avisadora no painel de instrumentos.
Este kit, que pode ser adquirido na Internet, é fácil de instalar por quem tenha alguns conhecimentos de mecânica e electricidade, e destina-se a qualquer modelo diesel com velas de pré-aquecimento sem temporização automática.
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