terça-feira, abril 04, 2006

Começaram os fogos florestais!


Image Hosted by Imageshack
Bombeiros de Alhandra em 2005

O fogo destruiu ontem áreas florestais de vários concelhos dos distritos de Coimbra e Viseu, revelando sinais do que será a época de incêndios, com o caso mais grave a ocorrer em Cantanhede, onde as autoridades suspeitam que teve origem criminosa.

Este incêndio destruiu uma área de quatro hectares de pinhal e mato, em Venda Nova e Póvoa do Bispo, e a GNR apurou "fortes indícios" de que teve origem criminosa, pelo que alertou a Polícia Judiciária de Coimbra, a quem cabe a investigação.

O alerta para os Bombeiros de Cantanhede foi dado às às 13:25 e o fogo foi dado como circunscrito às 16:20, altura em que começou o rescaldo.

As chamas deflagraram numa zona de "muito difícil acesso", que obrigou os bombeiros a passarem por terreno lavrado e em que quatro viaturas ficaram atoladas.

"O ano passado fomos lá mais de 20 vezes apagar chamas", disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Francisco Lourenço.

No distrito de Coimbra registram-se ainda fogos em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital e Hortas, na Lousã, enquanto do distrito de Viseu houve casos em Tarouca, Almaça (Mortágua), Adiça e Canas de Santa Maria, em Tondela, Travanca de Bodiosa (Viseu), Águas Boas (Satão), Carregal do Sal, Ariz (Moimenta da Beira) e Barroncal no concelho de Lamego.

César Fonseca, coordenador do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil em Viseu, disse que os focos de incêndio em mato e floresta foram extintos rapidamente pelos bombeiros e revela-se pouco optimista, quando afirma que: "tudo aponta que vai ser outro ano terrível, pois prevê-se falta de água para o pico do Verão."

Em comparação com o ano passado, nos meses de Fevereiro e Março houve menos incêndios e menor área ardida, devido à chuva das últimas semanas.

Com a subida de temperaturas que se verificaram nos últimos dias, era previsível que os primeiros incêndios surgissem, muito antes da chamada fase Bravo, a partir da qual começa a haver um maior dispositivo.

Sem comentários: