domingo, abril 02, 2006

Presidente do SNBPC recebe APBV


Image Hosted by Imageshack
Site da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários

A Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) entregou ao Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), o major-general Arnaldo Cruz, um documento com 20 propostas de alteração ao estatuto social dos soldados da paz.

Arnaldo Cruz recebeu, na passada sexta-feira, Paulo Jesus, Presidente da APBV, e o seu Vice-Presidente, Rui Silva, que consideraram a reunião "muito proveitosa".

Para além de entregar o documento com as propostas, a APBV defendeu a alteração ao sistema de comando operacional, a melhoria das acções de formação dos bombeiros, o estabelecimento de novas regras nas promoções e a reformulação dos Planos Municipais de Emergência.

A APBV pretende ainda a colaboração da Agência Espacial Europeia, através de projectos de prevenção dos incêndios florestais, e que se procure melhorar a situação financeira dos corpos de bombeiros.

Tão importante como os resultados da reunião, é o facto da mais recente Associação ligada à defesa dos bombeiros ter sido recebida pela Presidência do SNBPC, colocando-a em paridade com as suas congéneres mais antigas e dando-lhe o destaque que esta necessita para a prossecução dos seus objectivos.

Falta ainda uma maior projecção junto da comunicação social, dado que esta reunião foi escassamente noticiada, ao contrário do que provavelmente aconteceria com outros representantes dos bombeiros, ou caso houvesse uma polémica tão do agrado de alguns jornalistas, facto que é necessário ultrapassar rapidamente através de uma maior divulgação desta Associação junto do público.

A problemática da divulgação noticiosa das actividades dos bombeiros, quando não envolvam polémicas, acidentes ou o combate directo às chamas, já aqui foi abordada no Verão passado, no início deste "blog", e sê-lo-à novamente em breve, tal a gravidade que esta situação assume perante a época de incêndios que se avizinha.

Sem comentários: