terça-feira, abril 04, 2006

Marketing e comunicação - 2ª parte


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Stand de 75 Anos da Liga dos Bombeiros Portugueses

Podem ser vários os caminhos a percorrer no sentido de uma estratégia de comunicação que dê a conhecer ao grande público a multiplicidade das actividades dos bombeiros, mas também como forma de obter apoios e solidariedade, tão necessários durante as épocas de maiores dificuldades.

Numa época em que o profissionalismo é cada vez mais necessário, a primeira sugestão será a de uma parceria com uma empresa a operar na área de marketing, através de um acordo com recurso à Lei do Mecenato, de modo a diminuir ou, se possível, eliminar a necessidade de pagamentos.

Para além da inegável vantagem publicitária para qualquer empresa em colaborar com os bombeiros, sobretudo se esta implicar um estatuto de exclusividade, a possibilidade de um reembolso por via fiscal de parte do custo pode tornar esta possibilidade economicamente atractiva mesmo em termos imediatos e excluindo futuros benefícios indirectos.

Embora considerando que este será, se possível, o caminho a seguir, também não é de excluir o recurso a campanhas dirigidas internamente a partir das Associações representativas dos bombeiros e dirigidas para entidades que podem ir desde orgãos do Estado à própria comunicação social, passando pelo tecido empresarial e pelas próprias populações.

Começando por abordar o caso do relacionamento com entidades estatais, um protocolo com o Ministério da Educação, que actualmente pretende manter os jovens nos estabelecimentos de ensino, muitas vezes com programas pouco aliciantes e de utilidade duvidosa, será a prioridade que sugerimos, no sentido de por um lado dar a conhecer as actividades dos bombeiros, e por outro de transmitir conhecimentos que deviam ser universais relativamente a como agir em caso de emergência.

Pode-se, inclusivé, pensar num tipo de compensação para as Associações ou para os próprios formadores que estas fornecem, já que estarão a substituir animadores remunerados, dispensados durante os períodos de instrução confiados aos bombeiros.

O preenchimento de um fim de tarde por semana dedicado ao socorro e às emergências, com uma instrução básica de primeiros socorros, alguns trabalhos de campo e, eventualmente, um dia completo junto de uma corporação, será vantajoso para o Ministério, a braços com dificuldades no preenchimento destes períodos, para os Bombeiros, que podem divulgar a sua missão, angariar novos voluntários e, eventualmente, obter uma compensação financeira, e para a sociedade em geral, através de uma juventude melhor preparada e com uma formação cívica mais adequada aos dias de hoje.

A opção pelo sistema de ensino tem vantagens óbvias, dado ser transversal a toda a sociedade e por abranger jovens em formação, mas existem nas áreas dependentes dos vários Ministérios, desde a Agricultura à Administração Interna, para citar dois dos mais óbvios, inúmeras possibilidades de colaboração e de parcerias que divulguem a imagem dos bombeiros e contribuam para a solidez financeira das associações.

No próximo texto, serão abordadas as relações com entidades empresarias, incluindo algumas sugestões de relacionamento nesta área.

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