Na área das empresas patrocinadoras, quando idealizamos o Projecto Verão Verde, houve um conjunto de áreas que nos pareceram primordiais, pelo que as incluimos no próprio regulamento a seguir.
Na altura pareceu essencial que o esforço de prevenção de incêndios florestais fosse partilhado com o tecido empresarial através de parcerias com marcas de referência, sendo que este conceito nos parece cada vez mais actual.
Telecomunicações
Existe a necessidade de obter serviços de telecomunicações, incluindo equipamentos a ser atribuidos às várias entidades envolvidas, adequados às respectivas áreas de actuação.
Entre estes consideram-se quer os telemóveis, preferencialmente de 3ª geração com possibilidades de transmitir imagens em tempo real, modelos capazes de suportar o "software" de comunicações selecionado, quer rádios ou outro tipo de equipamentos caso seja uma zona em que se prevejam deficiências de cobertura por parte da rede digital.
Actualmente, a Vodafone dispõe de "software" que permite receber num computador pessoal as imagens obtidas através de um telemóvel de 3ª geração, num sistema de videoconferência que facilita a transmissão de informação e permite, havendo sinal disponível, observar num PC, em tempo real, a transmissão de um dado percurso ou evento.
Seguros
Existe a óbvia necessidade de seguros pessoais e das viaturas participantes, de modo a abranjer quer os percursos estabelecidos, quer o trajecto entre o local de alojamento ou residência dos participantes e o início ou termo do itinerário a percorrer.
Cartografia e sistemas de observação
Existe necessidade de cartas topográficas das áreas e eventual suporte logístico, incluindo rádios e material de comunicação de tipo militar que seja considerado necessário para ligação entre os elementos de cada equipa e de sistemas de observação como binóculos, telescópios terrestres ou outros considerados adequados, que muitas vezes existem quase abandonados em armazéns do Exército.
Neste aspecto, um acordo de parceria com o Instituto Geográfico do Exército é absolutamente fundamental para garantir o acesso a mapas em formato digital, essenciais ao desempenho de funções de controle.
Combustíveis
O fornecimento de combustível aos participantes, segundo critérios a estabelecer, eventualmente sob a forma de senhas consoante os quilómetros efectuados ou com base no número de dias de actividade permite aliviar os custos de prevenção.
Várias das grandes empresas petrolíferas, como a Galp ou a Cepsa, têm patrocinado eventos em várias áreas e a oportunidade de uma acção a nível ambiental poderá ser acolhida de forma favorável.
Na altura, sugerimos que, independentemente do tipo de combustível e do consumo do veículo, o valor em combustível será constante e corresponderá a 140 litros de gasolina 95 octanas por semana ou a 20 litros por cada dia completo de actividade.
Veículos
A associação a uma empresa importadora ou marca de veículos que se adequem a este tipo de missão e sejam fornecedores habituais dos bombeiros e das forças de segurança é aconselhada, permitindo quer um reforço de meios, quer uma divulgação através do esforço de "marketing" da própria marca.
Tipicamente, a Land Rover seria a escolha ideal, tal o número de viaturas da marca ao serviço das corporações de bombeiros e à necessidade desta em compensar as vendas perdidas com as alterações introduzidas no Imposto Automóvel, mas existem outras marcas interessadas neste mercado que poderão estar abertas a uma parceria.
GPS
A cedência de equipamentos GPS adequados, com capacidade de memorização do itinerário percorrido, com respectivas horas de passagem e ligação informática para efeitos de transferência de dados é essencial para um controle preciso dos meios disponíveis.
Para além da publicidade obtida, constitui um excelente meio de ensaio e teste para as empresas do ramo, contribuindo para um maior "know-how" das mesmas.
Informática
São necessários computadores a ser utilizados para armazenamento de dados e respectivo "software" de orientação para visualização gráfica dos itinerários percorridos, bem como equipamentos periféricos e de transmissão de dados julgados convenientes, pelo que uma parceria com um dos grandes fabricantes, como a HP ou a IBM é particularmente vantajosa.
Qualquer dos fabricantes mencionados têm tradição a nível do empenho social e um leque de produtos capaz de responder às várias solicitações, mas a opção por uma companhia emergente, a necessitar de afirmação no mercado, não deixa de oferecer algumas vantagens interessantes.
Comunicação social
A realização de uma pequena reportagem diária, com sede em cada um dos concelhos onde a operação se realizar, com o intuito de promoção das potencialidades turísticas locais, para além de divulgar as acções dos bombeiros e voluntários, permite potenciar a economia local.
Muitas outras áreas de actividade económica podem ser contempladas, nomeadamente a nível de cadeias de hotelaria ou de restauração, pelo que as que aqui colocamos são apenas algumas sugestões de entre tantas que são possíveis e que deixamos ao critério dos nossos leitores.
Brevemente esperamos voltar a este tema, sobretudo no respeitante às relações com a comunicação social, factor que é essencial para qualquer estratégia de comunicação.
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