sábado, abril 08, 2006

Formação e simulacro com cães de busca e salvamento no Algarve


Image Hosted by Imageshack
Cães de busca e salvamento num simulacro

O Núcleo do Algarve da APCBS - Associação Portuguesa de Cães de Busca e Salvamento e a APBV - Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários promoveram uma acção de formação de Busca e Salvamento com cães, no Algarve.

Esta acção formativa decorreu entre 25 de Março e 2 de Abril e culminou com a realização de um simulacro de elevado grau de dificuldade que contou com a intervenção da Cruz Vermelha Portuguesa.

Este ciclo formativo teve o precioso apoio de vários Corpos de Bombeiros que demonstraram todo o interesse em que os seus bombeiros enriquecessem os seus conhecimentos técnicos, com a Cruz Vermelha Portuguesa (núcleos do Algarve) e com a Junta de Freguesia de Armação de Pêra, entre outros.

A APBV - Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários ao promover este evento pretendeu sensibilizar os Corpos de Bombeiros para a importância da utilização de cães neste tipo de operações de socorro.

Tal como uma agulheta ou um abafador, os Cães de Busca e Salvamento são uma importante "ferramenta" para os bombeiros, devido à sua rapidez e fiabilidade.

Estes dois factores (rapidez e fiabilidade) são determinantes para a rápida detecção de vítimas soterradas em escombros e à prestação do socorro às mesmas.

É importante salientar que todos os bombeiros nunca tinham trabalhado com um Sistema de Comando Operacional com Cães de Busca e Salvamento, bem como, tanto os bombeiros, como os seus cães não possuíam quaisquer conhecimentos e/ou treino nesta área.

A APBV - Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários congratula-se por todos os bombeiros e os seus cães terem participado com grande sucesso num simulacro de um elevado grau de dificuldade e com a utilização de métodos internacionais de marcação de vítimas.

O Sistema de Comando Operacional funcionou na perfeição.

A excelente Coordenação das Operações, contribuiu para o excelente desempenho dos bombeiros, dos cães e da Cruz Vermelha.

O correcto funcionamento do Sistema de Comando Operacional foi, também, bastante eficiente para as operações de busca e salvamento com cães, para a extracção das pessoas soterrada, para a prestação do socorro e para o transporte das vítimas às unidades hospitalares.

A adesão dos bombeiros e o interesse dos mesmos em participarem neste tipo formação foi excelente. Prova disso é o facto de decorrer já em Junho, entre os dias 17 e 25, em Vila do Conde, um novo Ciclo Formativo de Busca e Salvamento com Cães, promovido pela APBV e com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa do Varzim, e da APCBS, entre outros.

De realçar que nesta acção de formação irão participar formandos que virão de Países de Língua Oficial Portuguesa (PLOP), entre outros países.

A APBV tem já programado um Ciclo Formativo de Busca em Água com Cães. Com os conhecimentos e o treino adquiridos nesta acção de formação facilitar-se-á, e muito, a operacionalidade e o bom desempenho dos mergulhadores em operações nesta área.

A APBV ficou extremamente sensibilizada com a adesão por parte dos bombeiros nesta acção formativa, pelo que agradece a todos os Comandos e Direcções o facto de apostarem na formação dos seus bombeiros e de quererem que os seus Soldados da Paz continuem na vanguarda e estejam cada vez mais habilitados para uma melhor prestação de socorro aos portugueses.

Sem comentários: