quarta-feira, abril 05, 2006

Vigilantes da natureza em protesto


Image Hosted by Imageshack
Cartaz do Dia Nacional dos Vigilantes da Natureza

Os vigilantes da natureza entregaram uma carta aberta ao Ministério do Ambiente, onde se queixam de falta de reconhecimento e dignificação da carreira, acusando a tutela de preferir formações exteriores como o Serviço de Protecção da Natureza da GNR (SEPNA).

A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) considera que os dirigentes insistem "no ostracismo e na subalternização" dos vigilantes, pelo que exigem que sejam clarificadas competências e reforçados a formação e os meios que lhes são destinados.

Citado pelo Diário Digital, o presidente da APGVN, Francisco Correia, indicou que estes profissionais têm "muitas atribuições a nível do ambiente, mas agora parece que só uma única força, que tem uma grande máquina de propaganda (o SEPNA), é que faz tudo nesta área".

O também representante europeu de um organismo internacional referente aos vigilantes da natureza criticou o Ministério do Ambiente de apostar "em formações exteriores", em detrimento dos seus próprios funcionários, bem como de "sem estar a querer integrar estes serviços numa força militar".

"Há 18 anos, quando entrou a maior parte dos vigilantes, diziam que não se devia usar armas porque não se pretendia reprimir a população e sim sensibilizar. Agora, aposta-se numa força militar", afirmou Francisco Correia.

Os vigilantes criticam ainda a falta de aplicação de duas portarias recentemente adoptadas, relativas aos uniformes e aos cartões de identificação, e falam de lacunas no que diz respeito a medidas adoptadas para prevenir a gripe das aves.

O favorecimento do SEPNA e do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) em detrimento de outras entidades com maior experiência, tem sido uma constante, desde que foi tomada a opção de dar a primazia à GNR na área da protecção da Natureza e do combate aos fogos florestais, demonstrando uma preferência por uma estrutura militar, mais facilmente controlável pelas instâncias governativas.

Sem comentários: