sexta-feira, junho 23, 2006

Bombeiros da Covilhã dão formação gratuita de socorrismo


Image Hosted by ImageShack
Land Rover Série 3 109 de Comando (Histórico)

Os Bombeiros Voluntários da Covilhã vão oferecer este sábado acções de formação gratuitas a toda a população em técnicas de suporte básico de vida, no âmbito da comemoração do 131º aniversário da corporação.

As acções de formação vão decorrer a partir das 15:00 no quartel dos bombeiros e estão abertas a todos os interessados, substituindo o simulacro de incêndio ou acidente tradicionalmente realizado pela corporação em cada aniversário.

Os participantes vão integrar simulações de situações de emergência, em que serão explicados os procedimentos de socorro a terceiros no caso de paragem cardíaca ou respiratória.

Nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Covilhã haverá ainda rastreios de tensão arterial e de glicémia.

As cerimónias oficiais do aniversário dos bombeiros locais estão agendadas para domingo, dia em que será anunciado um apoio financeiro de 175.000 euros por parte da Câmara Municipal da Covilhã para comparticipar a compra de uma auto-escada.

Vão ainda ser apresentadas três viaturas, avaliadas em mais de 155.000 euros e que incluem um veículo pesado para combate a fogos urbanos, uma viatura para transporte de utentes de fisioterapia e um auto-tanque para combate a fogos florestais.

Para além da importância do reforço de material, é da máxima importância e um excelente exemplo a acção de formação proposta.

Num texto anterior, sugerimos que estas acções de formação fossem alargadas às escolas, como parte integrante das actividades que estas promovem para os alunos e como complemento dos actuais programas.

Sabendo-se que existe uma manifesta dificuldade em preencher de forma produtiva as horas que os alunos actualmente passam nas escolas, muitas vezes ocupadas por conteúdos de reduzida importância e utilidade duvidosa, a colaboração entre o sistema de ensino e as corporações de bombeiros poderiam colmatar algumas das falhas existentes e, eventualmente, contribuir para o equilibrio financeiro das várias entidades envolvidas.

Resta-nos desejar aos voluntários da Covilhã um feliz aniversário e os maiores sucessos no desempenho das suas missões e sugerir aos nossos leitores que habitem na área a participação nestes eventos.

Sem comentários: