terça-feira, junho 20, 2006

Desgaste e fadiga nas jantes - 1ª parte


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Jante de Série 3 em eixo com cubos de roda livre

A necessidade de possuir um pneu sobressalente adicional levou-nos a adquirir um par de jantes de Série em 2ª mão, incluidas num pequeno lote de material que incluia algumas peças que procuravamos.

Fazendo as contas, cada jante, com um velho pneu SAT 750, acabou por custar perto da vintena de euros, o que atesta o baixo preço a que estas são comercializadas, transformando-as numa opção atrativa para quem pretenda sobressalentes ou um segundo conjunto de pneus para todo o terreno.

Pela cor vermelha e pelo tipo de pneus, existe uma grande probabilidade de estas jantes serem originárias de um veículo de Bombeiros, o que nos alertou para situações de potencial risco derivadas do uso intensivo e por vezes pouco cuidadoso a que as missões de socorro obrigam.


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Defender acidentado após quebra de jante

Assim, decidimos analizar um pouco os riscos envolvidos na utilização de jantes de Série aquiridas em 2ª mão, lembrando que, no ano passado, da fractura de uma jante instalada num Land Rover Defender resultou um grave acidente no qual três bombeiros de Oliveira de Azemeis perderam a vida.

Nos próximos dias, iremos publicar um conjunto de textos com algumas reflexões, de modo a alertar os nossos leitores para algumas situações potencialmente perigosas que podem resultar desta opção.

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