quinta-feira, junho 22, 2006

Combate aos incêndios é um desafio colectivo


Image Hosted by ImageShack
O Presidente da República em visita ao SNBPC

"O combate aos incêndios é um desafio colectivo", defendeu, esta quarta-feira, o Presidente da República, Cavaco Silva, após uma reunião de trabalho no Serviço Nacional Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), em Carnaxide.

"Apelo à consciência e sentido de responsabilidade dos portugueses para que actuem por forma a diminuir os riscos", declarou o chefe de Estado acrescentando que, nesse sentido, é necessário o "cumprimento das regras e orientações, sendo essa a responsabilidade de todos".

"Aos bombeiros e protecção civil exige-se muito, mas cada um dos cidadãos tem o dever de contribuir para actuar e ajudar a fazer face ao flagelo que são os incêndios", sublinhou Cavaco Silva.

O ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, esteve também no encontro onde foram debatidas as actividades da Protecção Civil, onde se destaca o combate aos incêndios florestais, mas que inclui também a prevenção de riscos e o socorro em caso de acidentes ou catástrofes.

"Criámos melhores condições para fazer frente à ameaça, mas a verdade é que a ameaça não desapareceu", disse António Costa.

Efectivamente, nos últimos anos tem-se vindo a assistir a um aumento do material disponível, mesmo que não utilizável, e, sobretudo, do número de meios aéreos, usados sobretudo como argumento político por parte de quem não previu com a antecedência necessária as situações gravosas a que temos assistido em anos consecutivos.

Por outro lado, relativamente ao "dever de contribuir" atribuido a cada cidadão, apenas queremos lembrar as respostas dos vários ministérios que contactamos e que, nas suas respostas, nada adiantaram relativamente a essa mesma colaboração, actos que esvaziam completamente a mensagem dos nossos governantes e contrariam as intenções do Presidente da República.

Sem comentários: