quinta-feira, junho 22, 2006

Desgaste e fadiga nas jantes - 2ª parte


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Jante de Série 3 no estado em que foi adquirida

A já mencionada opção por jantes de Série, compatíveis em termos de furação com outros modelos de Land Rover, tem, no entanto que ser examinada com alguma atenção de modo a evitar riscos ou surpresas desagradáveis.

Em primeiro lugar, é bom lembrar qual o peso expectável de um Série ou dos seus derivados nos quais as célebres jantes 16x5.5 eram utilizadas e que, em situações normais, não excediam os 3.000 Kg, para além de circularem a velocidades mais baixas do que modelos mais recentes.

Modelos mais recentes, podem ultrapassar os 4.000 Kg e atingir o dobro da velocidade dos antigos Série, sendo que o sofisticado sistema de suspenções disfarça parcialmente vibrações ou esforços excessivos, evitando que estes sejam sentidos em toda a sua extensão pelos ocupantes


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Zonas de corrosão no interior de jante de Série 3

A assumida compatibilidade de jantes em diversos modelos de Land Rover, verdadeira a nível de furação, mas algo discutível em termos de outros factores, tem, no entanto, resultado em situações perigosas e mesmo em acidentes graves como o que mencionamos anteriormente.

Existe a ideia generalizada de que é possível uma utilização semelhante entre as jantes originárias dos Série e aquelas que equipam os Defender, sendo possível, inclusivé, assitir a algumas trocas ou misturas sobretudo por parte de quem possui ou possuiu ambos os modelos no seu parque automóvel.

Em muitos casos conhecidos, jantes originárias dos Série são guardadas como possíveis sobressalentes para modelos mais recentes após o abate ao serviço dos veículos mais antigos, como alternativa à aquisição de modelos concebidos, por exemplo, para os Defender.

Sabendo que a utilização de jantes de Série noutros modelos é, em muitos casos, inevitável, há um conjunto de cuidados especiais a observar, de modo a minimizar riscos, e que iremos analizar nos próximos textos.

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