sexta-feira, junho 30, 2006

Google Checkout versus Paypal


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Écran do Google Checkout

O motor de busca Google prepara-se para lançar uma nova plataforma de pagamento para compras online, considerado pelos analistas como um serviço que irá competir directamente com o Paypal, do grupo eBay e que já abordamos numa série de textos.

O novo serviço destina-se inicialmente aos comerciantes norte-americanos, sejam eles anunciantes ou não no Google, mas será progressivamente alargado a todo o mundo, embora as datas ainda não tenham sido reveladas.

O sistema, baptizado de "Checkout", é considerado pela empresa como o método de pagamento na Internet mais rápido, prático e seguro e aceita pagamentos através dos cartões VISA, MasterCard, American Express e Discover.

Os sites de comércio "online" que participem no programa vão dispor de uma entrada "Google Checkout" na sua página, ou no seu anúncio no sistema publicitário "AdWords".

Tal como no caso do Paypal, para usar este sistema, o comprador terá de criar uma conta pessoal com nome de utilizador e password, e, no caso do "Checkout", possuir um cartão de crédito.

Durante a fase inicial, o serviço será gratuito para os comerciantes, mas posteriormente a empresa está a estudar cobrar entre 1.5% a 2% através de comissão sobre o valor da transação, de modo a ser concorrencial em relação ao Paypal.

No entanto, para ser verdadeiramente concorrente do Paypal, as possibilidades de depósitos e levantamentos, pagamentos via cheques electrónicos, efectuação da transação na moeda originária, têm que ser rapidamente implementadas enquanto é efectuado o esforço de alargamento, sem o que o "Checkout" apresentará lacunas graves que o tornam pouco competitivo.

Acabado de apresentar, o "Checkout" tem pela frente um longo caminho a percorrer, nomeadamente em termos de alargamento da oferta e de credibilidade, de forma a constituir-se como um real adversário do Paypal e concorrer pela primazia nas transações "on-line" entre particulares.

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