Bombeiro em acção no Verão de 2005
Em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, as chamas lavram há várias horas, sendo combatidas por 44 bombeiros, enquanto no Casal do Sacramento, concelho de Torres Novas, 26 bombeiros combatem um incêndio há duas horas e meia.
A subida das temperaturas que se fez sentir nas duas últimas semanas, fez aumentar o número de incêndios florestais e, só na sexta-feira, registaram-se 161 incêndios florestais, que foram combatidos por 1.210 bombeiros e 310 viaturas.
Recorde-se que em 2005 os incêndios florestais destruíram 325.226 hectares em Portugal e que as situações de maior gravidade se verificaram quando as condições meteorológicas, tempo quente, baixa humidade e vento forte, foram mais desafvoráveis.
Quando esta combinação de factores se verifica, o combate, independentemente dos meios disponíveis, é extremamente difícil, razão pela qual continuamos a insistir no aumento do esforço de prevenção como única solução aceitável para este problema.
Infelizmente, contra todas as lições e experiências, a prevenção continua a ser descurada e os bons e raros exemplos que aqui temos vindo a referir, raramente são seguidos, mesmo quando os resultados demonstram que esta é a opção certa.
Sem comentários:
Enviar um comentário