terça-feira, julho 04, 2006

20% da floresta portuguesa desapareceu nos últimos 10 anos


Image Hosted by ImageShack
Restos de árvores queimadas

Em dez anos desapareceu mais de um quinto da floresta portuguesa, se considerarmos que em 1995 os povoamentos florestais ocupavam 3.200.000 de hectares do território e em 2005, estima-se que houvesse apenas 2.500.000 de hectares.

Dos violentos incêndios dos últimos anos, que alteraram drasticamente este panorama, resulta uma descida de 21% a nível nacional, mas que, nalguns distritos, assume proporções ainda mais graves.

Este é um dos cenários traçados na análise feita no livro "Portugal: o vermelho e o negro", de Pedro Almeida Vieira, engenheiro biofísico, que será lançado pela Dom Quixote em breve.

A violência com que o fogo tem devorado a nossa floresta, principalmente nos últimos cinco anos, conduziu a uma taxa de regressão florestal da ordem dos 21%, ou seja, a floresta deixou de ter a dimensão espacial que tinha há uma década.

Recorde-se que apenas entre 2000 e 2005 o fogo devastou 600.000 hectares de povoamentos que incluem 310.000 hectares de pinhais, 220.000 de eucaliptais, sendo os restantes de montados de sobreiro, azinho e outras espécies florestais.

Estes valores, no entanto, não incluem as extensas áreas de mato, incultas ou abandonadas que também arderam, pelo que a sua adição aos totais referentes aos povoamentos aumentam substancialmente os números.

Outros cenários mais optimistas sobre o desaparecimento de pinhais, eucaliptais, montados de sobro ou azinho são traçados pelo autor neste livro, com estimativas e projecções que Pedro Vieira considera complexas de aferir e cálculos difíceis de fazer, uma vez que o último Inventário Florestal Nacional foi feito em 1995 e a Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) não dispõe de dados mais actualizados.

Numa visão mais optimista, o desaparecimento da floresta pode ter sido apenas de 14%, o que, mesmo assim, deixa fortes motivos de preocupação e não augura boas notícias para o desenvolvimento sustentável do espaço florestal.

Sem comentários: