sexta-feira, julho 07, 2006

Beriev sofre avaria grave perto da Barragem da Aguieira


Image Hosted by ImageShack
Beriev Be 200 em reabastecimento

O Beriev 200, avião russo que o Governo português alugou para combate aos fogos, e iniciou recentemente testes, sofreu ontem à tarde uma grave avaria no motor esquerdo, em pleno voo de testes, na Barragem da Aguieira, nos arredores de Santa Comba Dão, e só a perícia dos pilotos evitou a queda.

A tripulação tentava a aproximação à barragem para carregar água, cerca das 14:50, quando o motor esquerdo parou.

O avião ficou a voar apenas com um motor e o piloto perdeu por momentos o controlo do aparelho, que rasou copas de árvores, segundo uma fonte do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).

O piloto, por razões de segurança, largou o combustível dos tanques, que provocou vários fogos florestais rapidamente controlados por equipas helitransportadas do Grupo de Intervenção e Protecção e Socorro da Guarda Nacional Republicana.

O Be 200 só não se despenhou, segundo a mesma fonte do INAC, "devido à grande experiência dos pilotos", russos, com "mais de mil horas de voo", tendo conseguido chegar à Base de Monte Real, onde tem estado estacionado.

O Beriev sofreu alguns danos e mas só hoje se ficará a saber se pode ser reparado rapidamente de modo a prosseguir os testes ou se é substituído por outro aparelho idêntico.

Esperamos que haja um inquérito rápido, de modo a averiguar quais as causas desta avaria de que podiam ter resultado graves consequências, apurando se foi uma questão meramente técnica, uma deficiência de manutenção, ou se existe um factor resultante do perfil de voo utilizado e que é condicionado pela orografia e pelas condições no local.

Sem comentários: