sábado, julho 08, 2006

Codever - pelo direito de circular em caminhos florestais


Image Hosted by ImageShack
Site do Codever em França

Não é só em Portugal que a circulação em caminhos florestais, que para alguns é sinónimo de corta-mato, se encontra em perigo.

Em França, uma circular que considera transitáveis apenas os caminhos por onde pode passar um veículo não preparado para circular fora de estrada, vulgarmente designado por "todo o terreno", veio levantar questões complexas dado fazer depender o direito de circulação de uma interpretação algo livre.

Com uma sociedade civil muito mais forte e organizada, veja-se a oposição à "Lei de Primeiro Emprego", as associações francesas uniram-se para fazer frente a uma circular de que pode resultar o fim da circulação em caminhos florestais, tendo sido reforçadas por clubes, organizações e mesmo por aderentes individuais.

Sendo um problema que um dia pode chegar com força a Portugal, levantando entraves à circulação durante todo o ano e não apenas na época de fogos florestais, será bom que os entusiastas portugueses visitem o "site" do Codever e se interem das iniciativas que esta organização tem proposto, de modo a precaver futuras situações que possam suceder no nosso País.

Sem comentários: