quarta-feira, setembro 27, 2006

NDrive: o GPS fala em português


Image Hosted by ImageShack
Um presente original colocou o NDrive em destaque

A visita do Presidente da República a Espanha e o original presente que ofereceu ao Rei Juan Carlos, veio lembrar que entre nós existem produtos na área das tecnologias da informação que podem servir de exemplo dos avanços que se têm verificado nesta área.

A Infoportugal apresentou o sistema de navegação NDrive, totalmente desenvolvido em Portugal e destinado a equipamentos com sistemas operativos Windows Mobile, usado em muitos PDA e Symbian, comum a vários modelos de "smartphone".

O NDrive é um produto destinado ao utilizador individual, proporcionando facilidade de uso, adequada a quem tem pouca experiência na área da navegação assistida por GPS, e complementando o programa com bases de dados onde se podem encontra diveros tipo de informação temática.

Para utilizar o NDrive basta introduzir o cartão no dispositivo e conectar o GPS, após o que está pronto a funcionar sem instalações adicionais, comunicando com o utilizador através de menus ou de voz numa das línguas suportadas, entra as quais o português.


Image Hosted by ImageShack
Écran do NDrive e PDA

Nas bases de dados incluem-se, para além dos mapas, mais de 50.000 locais considerados de interesse, ilustrados por 5.000 fotografias devidamente catalogadas sob diversas categorias que incluem informação turística, cultural, comercial, etc.

O sistema permite também o planeamento de percursos de um ponto a outro, fornecendo indicações no écran ou por voz, com possibilidade de recalcular a rota em caso de desvio.

O "software" inclui ainda várias possibilidades como a gestão do GPS, partilha de informação geográfica via SMS, o recurso à base de dados para iniciar chamadas telefónicas e mesmo um avisador de limite de velocidade.

O preço do "software" base, incluindo o GPS Holux GPSlim236 com o chipset SiRF-Star-III, de última geração, custa 150 euros, pouco mais do que adquirindo só o equipamento repector, colocando-o entre os mais económicos do mercado.

O NDrive coloca-se num segmento diferente do OziExplorer ou do CompeGPS, dado ter uma componente recreativa, lúdica e cultural, mas falta-lhe a flexibilidade que a utilização de cartas militares dá, sobretudo para quem necessita de um GPS fora de estrada e beneficia dos vários "add-ons" concebidos para os seus rivais estrangeiros, entre os quais destacamos a visualização 3D.

Dependendo dos objectivos e da utilização, o NDrive pode ser a escolha adequada para muitos dos nossos leitores, sempre tendo em conta as já mencionadas limitações que o pode tonar menos flexível em determinadas situações.

Sem comentários: