domingo, setembro 24, 2006

VisualGPS - Monitorização de satélites e comandos NMEA


Image Hosted by ImageShack
Écran do VisualGPS com monitorização de satélites

O VisualGPS, outro dos programas gratuitos disponíveis, incorpora muitas das características avançadas que se pode encontrar em programas profissionais e suporta comandos directos NMEA 0183, um dos "standards" de mercado, que são apresentados em modo gráfico num écran de computador.

Este programa é particularmente interessante no respeitante ao detalhe com que segue os satélites e averigua em permanência a qualidade de sinal daqueles que estão a ser utilizados na determinação da posição.

O VisualGPS descodifica o seguintes comandos NMEA 0183: GPGGA, GPGSA e GPGSV.

As características principais são:

Gráfico de azimute e elevação que permite ver quais os satélites em linha de vista e conhecer o respectivo PRN ou Pseudo Random Number, com possibilidade de impressão dos dados.

A janela de "survey" ou vigilância apresenta as posições e parâmetros xDOP (HDOP and VDOP) e permite ao utilizador determinar limites em termos de posição.

Também monitoriza o "desvio standard" e efeitos de "disponibilidade selectiva", podendo imprimir os dados em modo gráfico

A janela de qualidade de sinal/SNR monitoriza o valor de sinal versus o ruido ou interferência rádio de forma gráfica para os vários satélites em linha de vista.

Existe também uma janela de navegação, que monitoriza latitude, longitude e altitude, e uma para monitorar comandos NMEA, que apresenta os vários comandos deste protocolo à medida que vão sendo recebidos.

Requesitos:

Receptor de GPS Receiver numa porta RS-232, real ou virtual, que receba comandos NMEA 0183
Ficheiro de sentenças NMEA, caso não exista GPS ligado
Sistema operativo Windows 95/98, WinNT4.0, Windows 2000 ou Windows XP
Processador 486 100MHz
Écran com resolução mínima de 800X600
16 megabytes of RAM
6 megabytes de espaço em disco
Uma porta RS-232 ou USB para ligar o GPS, sem o que um ficheiro NMEA pode ser usado

Este é um programa que aconselhamos, inclusivé como complemento na monitorização dos satélites, dado o detalhes das informações que fornece, podendo receber sinal partilhado de um mesmo equipamento através do GPSGate, que apresentamos aqui num texto anterior.

Sem comentários: