quinta-feira, setembro 28, 2006

Incêndio nos Estados Unidos lavra há 23 dias


Image Hosted by ImageShack
Bombeiros na floresta de Los Padres

As autoridades norte-americanas recomendaram a evacuação de quatro cidades de montanha, Lockwood Valley, Pinon Pines, Pine Mountain Club e Lake of the Woods, por se encontrarem ameaçadas por um incêndio que lavra há 23 dias.

Este incêndio já consumiu quase 60.000 hectares, tornando-o num dos mais devastadores e que consumiu maior área no Estado da Califórnia e está a ser combatido por 4.000 bombeiros apoiados por aviões e máquinas de arrasto.

Chegou a haver a perspectiva de que o fogo poderia estar controlado durante a noite passada, mas o vento que se levantou durante a manhã veio complicar a situação deste incêndio que até hoje não causou vítimas.

Neste momento, o incêndio consome uma densa área arborizada, incluida na floresta nacional de Los Padres e obriga a um reforço em termos de meios aéreos, tendo ficado registada a visita de autoridades estatuais a este espaço na pesquisa de informação sobre o Beriev Be-200.

Normalmente, não mencionariamos um incêndio fora de Portugal, sem que se verifiquem razões ou circunstâncias excepcionais ou se daí quisermos extrair algum tipo de ensinamento.

Os números envolvidos são, só por sí, gigantescos, tal como os meios envolvidos, sendo de salientar a inexistência de vítimas mortais num incêndio desta dimensão e complexidade.

Tal como noutro tipo de operações, a implementação de medidas que garantam, tanto quanto possível, a segurança de todos os intervenientes é uma prioridade absoluta, independentemente do custo que tal possa traduzir, sendo esta uma opção firme por parte das autoridades norte americanas.

Esta política, que obriga a efectivos numerosos, apoiados por meios importantes e uma logística complexa, baseia-se em procedimentos e regras rígidas e que são obrigatoriamente observadas por todos os envolvidos, suportadas por um sistema de comando e controle que dispõe de comunicações de última geração.

Sabendo-se que os sistemas de emergência norte-americanos têm algumas deficiências de coordenação, patentes durante o socorro às vítimas do Katrina, o facto de serem uma estrutura profissionalizada, devidamente treinada e equipada, tem vindo a reduzir substancialmente o número de perdas, razão que, só por sí, justifica um estudo atento dos métodos utilizados e da formação dada aos intervenientes.

Mesmo com recursos inferiores, a segurança tem que ser prioritária e deve ser ensinada e, sobretudo, cultivada, de forma a que seja interiorizada por todos, independentemente das suas funções específicas ou do lugar na hierarquia, acabando de vez com alguma temeridade de que pode resultar consequências trágicas.

Sem comentários: