quinta-feira, setembro 28, 2006

8º aniversário do Google


Image Hosted by ImageShack
8º aniversário do Google

Neste 8º aniversário do mais utilizado motor de pesquisa da Internet, quase se pode dizer que houve Internet antes e depois do Google, tal o impacto que este motor de pesquisa tem na forma como acedemos à informação.

Se nos lembrarmos que a forma como a informação é ordenada, como são estabelecidas prioridades e graus de importância, aquilo que é revelado e o que é omitido, podemos imaginar o quão poderoso e decisivo é o Google nas ideias que formamos acerca do Mundo que nos rodeia.

Comparando os resultados obtidos através dos algoritmos do Google, que são quase universalmente utilizados, ao alinhamento de um programa noticioso, a forma como está estruturada, priorizada e apresentada a informação pode, sem introduzir falsidade, manipular facilmente quem a recebe e, qualquer que seja a razão, se vê impossibilitado de a filtrar, confirmar ou relacionar.

Quem controla a informação, em grande medida, controla as decisões, pelo que neste aniversário do Google, quisemos deixar uma pequena reflexão sobre um assunto poucas vezes é abordado.

Sem comentários: